Sindrome do Intestino Irritável

Sindrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional caracterizada por dor abdominal e alterações do hábito intestinal, de curso recorrente e fisiopatologia multifatorial, extremamente frequente nos consultórios dos gastroenterologistas. O tratamento é sintomático. Muitos pacientes relatam o desencadeamento de sintomas quando ingerem determinados tipos de alimentos. Tradicionalmente, recomenda-se a utilização de uma dieta restrita em álcool, gorduras e temperos fortes, porém muitos pacientes tentam uma restrição de glúten e lactose também, de modo empírico e sem base científica.

Há uma crescente evidência de que a restrição de carboidratos fermentáveis pouco digeríveis (FODMAPs) proporciona alívio sintomático a estes pacientes.

O estudo em questão realizou uma metanálise utilizando artigos escritos em inglês, buscando artigos nas bases Medline, Scopus e Web of Science publicados até outubro de 2020.

O desfecho primário analisado foi a intensidade dos sintomas. No total, 4725 artigos foram identificados, dos quais 70 preenchiam critérios de inclusão e foram analisados na íntegra. Entre estes, 56 estudos foram excluídos e 14 incluídos na revisão. Entre estes, 12 foram usados na metanálise, incluindo um total de 772 pacientes.

O estudo mostrou que a dieta pobre em FODMAPs reduziu a gravidade dos sintomas em grau moderado a significativo, e esta dieta também se mostrou associada a um maior índice de qualidade de vida. A análise de subgrupos por idade não mostrou diferenças entre eles, sendo a melhora significante em todos.

A metanálise foi testada através de análise de sensibilidade, potenciais desvios e heterogeneidade dos estudos incluídos, sendo detectado algum risco de desvio em alguns estudos, principalmente por falta de cegamento, e alto risco em 3 estudos, havendo moderada heterogeneidade entre eles.

Os próprios autores reconhecem as limitações do estudo, entre elas a grande variação nas dietas controles, a falta de dados sobre o teor de FODMAPs das dietas, e a falta de avaliação da adesão à dieta.

Entretanto, a síndrome do intestino irritável tem alto índice de falha a tratamentos medicamentosos, sendo importante identificar outras formas de abordagem. O tratamento dietético pode causar alívio dos sintomas destes pacientes, sendo indicado o trabalho conjunto com a nutricionista.

Van Lane AS, de Bree A, Greyling A – Efficacy of a low-FODMAP diet in adult irritable bowel syndrome: a systematic review and meta-analysis. Eur J Nutr. 2021; 60(6): 3505–3522.

Autor: Dr. Wilson Roberto Catapani

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *