Dia Mundial da Saúde Digestiva, Dia Mundial da Gastroenterologia e Alerta às Doenças Inflamatórias Intestinais

Dia Mundial da Saúde Digestiva, Dia Mundial da Gastroenterologia e Alerta às Doenças Inflamatórias Intestinais

Diversas doenças podem atingir o aparelho digestivo. Por isso, além de manter hábitos saudáveis, é preciso estar atento a uma série de fatores, consultando o Gastroenterologista sempre que determinados sintomas aparecerem.

Segundo o Dr. Rimon Sobhi Azzam , Presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, é necessário procurar o Gastroenterologista quando surgirem mudanças nos hábitos intestinais, como a alteração na frequência das evacuações, por exemplo: diarréia intercalada por constipação.

Além disso, outro sintoma é a intolerância a um determinado alimento, como o leite ou o glúten.

Cólicas ou dores abdominais persistentes ou que surgem com frequência, emagrecimento sem explicação aparente e diminui de peso injustificável também são sintomas importantes a serem avaliados e examinados pelo profissional especializado em Gastroenterologia.

A partir desses sintomas, a fim de ter o diagnóstico preciso, o Gastroenterologista pode indicar a realização de uma série de exames. Os principais são: exames de sangue, análises laboratoriais que podem ser específicas para diferentes órgãos; exames de imagem, como ultrassoma, tomografia computadorizada e ressonância magnética; e exames endoscópicos, como a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia.

Ação 29/05/2022 – Dia do Gastroenterologista

Neste domingo, 29 de maio, foi comemorado o Dia do Médico Gastroenterologista, data instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia.

Neste dia, também ocorrem ações mundiais de prevenção e alerta à saúde digestiva. E a SGSP realizou uma caminhada na Av. Paulista para comemorar esse dia, buscando sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento, além da adoção de um estilo de vida mais saudável.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *