home publico geral home
 

Email cadastrado com sucesso!!

 

Conheça seu médico

Newsletter

Cadastre-se e receba a nossa newsletter

 

Quem é o Gastroenterologista

O gastroenterologista é o médico especializado no cuidado com a saúde do aparelho digestivo, que compreende o tubo digestivo (composto por boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso e o ânus) e os órgãos a ele anexos (fígado, vesícula biliar e pâncreas).

Conjuntamente, o tubo digestivo e seus órgãos anexos são responsáveis pelo processo de digestão e absorção dos nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Além destas há muitas outras funções desempenhados por estes órgãos, entre as quais destacam-se o armazenamento de determinadas substâncias, a produção de hormônios específicos e outras.

Para obter o título de residência em gastroenterologia, o médico formado deve realizar dois anos de treinamento em clínica médica e, posteriormente, dois anos adicionais concentrando-se na gastroenterologia. Ao longo deste período todo, o médico será exposto aos diversos cenários da prática médica diária, de modo a poder conduzir com autonomia casos após o encerramento de seu treinamento. Além do atendimento às consultas e pacientes internados, o médico também realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como a endoscopia digestiva alta e a biópsia hepática, por exemplo.

Desta forma, o gastroenterologista é um médico altamente treinado para o cuidado da saúde do seu aparelho digestivo.