home publico geral home
 

Email cadastrado com sucesso!!

 

Doenças digestivas

Newsletter

Cadastre-se e receba a nossa newsletter

 

Doença do refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acontece quando há um relaxamento inadequado ou incompetência de um músculo chamado esfíncter inferior do esôfago, permitindo que o conteúdo ácido do estômago reflua para o esôfago e provoque sintomas ou lesões neste local. O sintoma mais comum é a chamada pirose, que é a sensação de queimação atrás do peito, que pode se irradiar para as porções superiores do tronco e pescoço. É comum que a mesma se associe à sensação de um gosto ácido na boca. Estes são os sintomas típicos do refluxo, mas podem ocorrer sintomas mais incomuns, como rouquidão, tosse crônica, dor torácica e outros.

Este é um problema de saúde muito comum e capaz de prejudicar significativamente a qualidade de vida daqueles indivíduos que padecem com ele, ainda que felizmente raramente leve a complicações graves que coloquem em risco a vida do paciente.

A investigação e o tratamento da DRGE variam muito de paciente para paciente. Algumas medidas simples de cuidados alimentares podem auxiliar muito no tratamento, como mastigação adequada, ingerindo pequenas porções e evitando a ingestão de grandes quantidades de líquidos durante as refeições. Alguns alimentos sabidamente relaxam o esfíncter inferior do esôfago (ex.: alimentos fritos ou gordurosos chocolate, bebidas alcoólicas, alimentos condimentados) e podem ter seu consumo minimizado. Perda de peso também ajuda muito no controle destes sintomas, assim como parar com o consumo de cigarros!

Caso os sintomas não apresentem melhoria com cuidados gerais de saúde ou sejam detectados os chamados sintomas de alerta (sintomas que aumentam o risco ou sugerem a presença de uma doença orgânica ou complicação da DRGE), o paciente deverá ser investigado com maior rigor através de exames complementares e medicado. Um grande número de boas opções de medicamentos encontra-se disponível no mercado atualmente.