Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Quem é o Gastroenterologista

O gastroenterologista é o médico especializado no cuidado com a saúde do aparelho digestivo, que compreende o tubo digestivo (composto por boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso e o ânus) e os órgãos a ele anexos (fígado, vesícula biliar e pâncreas).

Conjuntamente, o tubo digestivo e seus órgãos anexos são responsáveis pelo processo de digestão e absorção dos nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Além destas há muitas outras funções desempenhados por estes órgãos, entre as quais destacam-se o armazenamento de determinadas substâncias, a produção de hormônios específicos e outras.

Para obter o título de residência em gastroenterologia, o médico formado deve realizar dois anos de treinamento em clínica médica e, posteriormente, dois anos adicionais concentrando-se na gastroenterologia. Ao longo deste período todo, o médico será exposto aos diversos cenários da prática médica diária, de modo a poder conduzir com autonomia casos após o encerramento de seu treinamento. Além do atendimento às consultas e pacientes internados, o médico também realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como a endoscopia digestiva alta e a biópsia hepática, por exemplo.

Desta forma, o gastroenterologista é um médico altamente treinado para o cuidado da saúde do seu aparelho digestivo.

Quem é o Endoscopista

A endoscopia digestiva é uma parte essencial da gastroenterologia, consistindo numa modalidade fundamental para o diagnóstico e tratamento de várias doenças do tubo digestivo. Ela permite a visualização das estruturas do tubo digestivo, a coleta de material para análise e, eventualmente, o tratamento de várias condições digestivas. A evolução da endoscopia digestiva tem sido tão rápida ao longo dos anos, que um número crescente de médicos tem se dedicado exclusivamente a ela.

O treinamento em endoscopia digestiva pode serrealizado sob a forma de residência médica ou treinamento intensivo em centros credenciados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Ao final deste treinamento o médico estará habilitado a realizar a endoscopia digestiva alta, a colonoscopia e a retossigmoidoscopia. De maneira geral, o treinamento para a realização de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, ultrassonografia endoscópica e cápsula endoscópica é feito a parte, após a conclusão do treinamento básico em endoscopia.

Mais informações visite o site da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)

Quem é o Hepatologista

O hepatologista é o médico especializado no cuidado da saúde do fígado, com conhecimento para o adequado diagnóstico e tratamento de hepatites infecciosas e não infecciosas, cirrose hepática, câncer primário do fígado e a o acompanhamento de pacientes candidatos a transplante de fígado e de transplantados de fígado. Adicionalmente, o hepatologista tem treinamento para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em hepatologia, como a biópsia hepática e alcoolização percutânea de nódulos hepáticos.

O treinamento em hepatologia pode ser realizado sob a forma de residência médica ou treinamento intensivo em centros credenciados pela Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Mais informações visite o site da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH)